Teresópolis Merece...



O projeto A cidade em 360º vem sendo elaborada em parceria da Secretaria Municipal de Turismo, ITH2O Tecnologia em Informática Ltda e a FOLX que tem como objetivo principal mapear todos os pontos relevantes de nossa cidade e arredores e disponibilizá-los em visões panorâmicas de 360º em alta qualidade, o que permitira além da apreciação destes pontos, a divulgação deles, e como isso mostrar como nossa cidade é bela e como ela realmente está.


Acreditamos que esse projeto irá trazer muitos benefícios para nossa cidade já que todo o mundo poderá conhecer em detalhes estes pontos.

Abaixo segue as captações realizadas até o momento:


Fonte Judith - (05/05/2013 - 08:35)
LAGO COMARY NA CBF - (05/05/2013 - 10:21)
Vista do Soberbo - (08/05/2012 - 06:58)
Dedo de Deus - Estrada Rio-Teresópolis (17/08/2012 - 08:30)
Dedo de Deus - Estrada Rio-Teresópolis (17/08/2012 - 08:40)
Dedo de Deus - Estrada Rio-Teresópolis (17/08/2012 - 09:10)

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS


O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, uma área de cerca de 20 mil  hectares. Foi criado em 1939, através de um decreto assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas. É o terceiro mais antigo parque nacional brasileiro.

O Parnaso abriga uma rica fauna e flora típica da encosta atlântica brasileira e recebe um grande número de visitantes, cuja demanda é facilitada pela proximidade do município do Rio de Janeiro (93 km). O local oferece muitas possibilidades de lazer e várias atrações, como trilhas para trekking, cachoeiras, áreas de escalada, uma piscina natural, além de dezenas de belíssimos recantos. Os cenários encontrados no Parque Nacional são acidentes naturais do relevo da Serra dos Órgãos.
Horário de Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Entrada em outros horários permitida somente para montanhistas, com ingresso previamente adquirido.


Av. Rotariana s/n.º - Soberbo
Tel.: (21) 2152-1100 (Sede Teresópolis)
Tel.: (21) 3633-1898 (Sede Guapimirim)
Tel.: (24) 2236-0365 (Sede Petrópolis)
Site: www.icmbio.gov.br/parnaso
E-mail: parnaso@icmbio.gov.br

Estrada do Jacarandá, s/nº- Jacarandá - Teresópolis / RJ
Com 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é o maior do estado do Rio de Janeiro. Ele representa 75% de toda a área verde protegida e está localizado entre os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo,  Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Silva Jardim.
Seu nome é uma relação direta com os Três Picos, acidente geográfico localizado na região, parte de um imponente conjunto de montanhas graníticas, com cerca de 2.350 metros de atitude, ponto culminante de toda a Serra do Mar. O parque preserva o cinturão central de Mata Atlântica do Estado.
Em suas densas matas foram detectados os mais elevados índices de biodiversidade de todo o Estado. Ou seja, a maior variedade de espécies animais e vegetais em uma única área, sendo por isso considerada uma região da mais elevada prioridade, em termos de conservação, pelos especialistas.
Muitas espécies altamente ameaçadas, especialmente grandes mamíferos como o porco do mato, a lontra e a jaguatirica ou aves como o gavião-pega-macaco, ali encontram refúgio. O Parque Estadual dos Três Picos forma um longo contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica do Paraíso, em Guapimirim. Com sua criação ficam também garantidos os mananciais que abastecem todas as cidades vizinhas.
O Parque Estadual dos Três Picos representa um vigoroso estímulo ao desenvolvimento regional: abre perspectivas para o turismo, em especial o ecoturismo, já que o parque encerra muitas trilhas, escaladas e cachoeiras de inigualável beleza.
A criação do Parque com suas montanhas de expressão: Caledônia, Pedra do Faraó, Torres de Bonsucesso, Mulher de Pedra e os próprios Três Picos, entre muitas outras, é de grande importância, não só para a região e seus moradores, como para todos os que o visitam. No parque existem áreas para piquenique e balneário.
Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 17h -  Entrada Franca

LAGO IACY
Granja Guarani.
Popularmente chamado de lago do Saldanha, em homenagem a um antigo morador, pai do jornalista João Saldanha, o belo atrativo é rodeado por bancos, mesas e aparelhos para a prática de esportes e exercícios físicos.

Feirinha de Teresópolis
Praça Higino da Silveira - Alto
A feira de artesanato ocorre em local aberto, na Praça Higino da Silveira, e funciona todos os sábados, domingos e feriados. Reúne artistas populares e artesãos da cidade. Seus estandes são padronizados, cobertos com toldos coloridos, colocados em fileiras abrangendo toda a praça. A feira de artesanato realiza-se nesta praça desde 1983. Um trenzinho, que circula nas ruas próximas ao local, cavalos e charretes compõem a área de lazer no entorno.
São comercializados na Feirarte: cerâmica, tecido, tricô, bijuterias, prata, palha, couro, camurça, plantas desidratadas entre outros artigos de artesanato, além de conservas, biscoitos e outros produtos comestíveis. Destaque para o mel de abelha proveniente de apiários da região. Na Praça de Alimentação, o visitante pode entrar em contato com diferentes tipos de gastronomia: churrasco, grelhados, yakissoba, pastéis, comida baiana (acarajé), sanduíches, salgados e petiscos.

GRANJA COMARY
A Granja Comary é o fruto dos sonhos do empresário Carlos Guinle em transformar parte da mata nativa em uma fazenda modelo. Mais tarde, a área foi loteada, transformando-se num condomínio residencial.
Revelada ao mundo pelas emissoras de TV que acompanham o treinamento da Seleção Brasileira, a Granja tem como atrações principais o lago artificial, emoldurado pela visão dos picos da Serra dos Órgãos e a concentração de futebol da CBF com seus cinco campos de treinamento. O bairro recebeu o nome do empresário, por um decreto municipal no ano 1969, numa justa homenagem à importância de um participante ativo da história e no crescimento da cidade.

MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE PAQUEQUER
Av. Oliveira Botelho, Alto
A igreja está situada em uma das principais avenidas de Teresópolis, região que apresenta o maior conjunto de casas antigas do município, no bairro do Alto. Fazem parte do seu entorno um polo comercial e de serviços com destaque para o Colégio São Paulo. A igreja é cercada por um muro de pedra e granito e em sua volta convivem árvores de grande e médio porte.
A Igreja Matriz de Santo Antônio de Paquequer está intimamente ligada à história de Teresópolis.  Em 1880, a matriz encontrava-se em ruínas, quando foi iniciada a construção atual.  Em novembro de 1933, era consagrada a nova Matriz de Santo Antônio do Paquequer. Recentemente, um novo templo foi construído em um  terreno ao lado esquerdo da igreja.

CASCATA DOS AMORES
Praça Nilo Peçanha, próximo ao Alto, no centro urbano. O acesso é feito pela Avenida Oliveira Botelho, Rua Augusto Amaral e Rua Ângelo Coqueiro. Destaca-se como balneário público, com uma piscina artificial.

MUSEU MUNICIPAL DO ESPORTE
Ginásio Pedro Jahara - Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 - Várzea.
O moderno Museu Municipal do Esporte conta um pouco da história dos desportistas teresopolitanos que representaram a cidade em competições nacionais e internacionais. Entre as muitas atrações do seu acervo, estão medalhas, troféus, equipamentos e material de diferentes esportes utilizados nas competições.

CASA DE CULTURA ADOLPHO BLOCH
Praça Juscelino Kubitscheck, s/nº - Bairro de N. Sra. de Fátima
A construção, de 1985, está localizada na Praça Juscelino Kubitschek, no bairro de Araras. Em seu entorno estão a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o Centro Educacional do mesmo nome e o Convento dos Capuchinhos. A praça, arborizada, com bancos, playground, mesas de jogos para cartas, dominó, xadrez, dama e ping-pong, além de um teatro de arena, também é atração turística.
Na Casa de Cultura estão, ainda, um auditório com capacidade para 140 pessoas, salão de exposição, sala de aula de artes plásticas, música e dança, salas da administração e depósito. Sua arquitetura permite a exposição de quadros, esculturas e peças de artesanato. As fachadas são em painéis de vidro, o que possibilita uma integração maior entre o interior e o exterior, principalmente pela visão possível do maciço da Serra dos Órgãos.

CASA DA MEMÓRIA ARTHUR DALMASSO
Praça Baltasar da Silveira, 91 - Centro
Inaugurada recentemente, vai abrigar o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, a sede administrativa da Secretaria de Cultura e uma biblioteca específica para pesquisa da história de Teresópolis. Vai servir ainda para exposições de imagens, objetos e documentos ligados ao passado do município.

Com uma arquitetura que mistura os estilos neoclássico, normando e art-nouveau, o casarão foi construído na década de 20 pelo então prefeito José Lino de Oliveira Leite, em homenagem à sua esposa Cecília. Com a morte da companheira, em 1925, José Lino decidiu vender o imóvel que, de lá pra cá, pertenceu a diversos proprietários. Funcionou como escola - o Ginásio Teresópolis - hotel e ainda como sede de uma empresa de manutenção de aparelhos eletrônicos. Em 1987, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura de Teresópolis, sendo em seguida tombada pelo Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural , tornando-se sede da Biblioteca Municipal.

COLINA DOS MIRANTES
Praça Reginaldo M. de Castro na Alameda Nilo Tavares, Fazendinha
Oferece vista panorâmica de toda a cidade de Teresópolis e do maciço da Serra dos Órgãos.

PALÁCIO TERESA CRISTINA - PREFEITURA MUNICIPAL
Av. Feliciano Sodré 675 - Várzea.
Situado em uma das avenidas principais do município, no ponto central do Bairro da Várzea, o Teresa Cristina abriga a sede da administração municipal.  O prédio, com suas linhas em estilo colonial, é um dos mais bonitos da cidade, segundo especialistas em arquitetura. Inaugurado, em parte, pelo Prefeito Euclides de Aquino Machado, na década de 20, foi concluído na administração do Prefeito José de Carvalho Janotti - 1955 a 1958 -  que mobiliou e equipou secretarias, departamentos e divisões.
O Paço Municipal, além da Administração Municipal, já foi sede do Fórum, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Cartório Eleitoral e de inúmeras outras repartições públicas, incluídas aí a Secretaria de Agricultura do Estado, a Coletoria Estadual e uma seção regional do Ministério da Agricultura. Foi, também, palco de inúmeros movimentos políticos, culturais, artísticos e cívicos.
O Paço Municipal passou por uma reforma recente, quando foi inaugurado o Teatro Municipal de Teresópolis, com a capacidade para até 152 pessoas. No local estava o antigo auditório. O pátio externo é amplamente utilizado para eventos culturais e populares, como festas e shows.

PRAÇA DE ESPORTES RADICAIS ALEXANDRE OLIVEIRA
Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, s/nº - Várzea.
Inaugurada em outubro de 2004 é considerada pelos especialistas uma das cinco melhores do Brasil. O projeto foi elaborado pelos técnicos da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ). A pista conta com obstáculos em quartes, funboxes, rampas retas, caixotes, corrimões, double set, minirrampa e outros obstáculos próprios para a prática de skate e semelhantes, como patins.
A Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira foi uma justa homenagem ao jovem teresopolitano falecido em 1998, juntamente com Mozart Catão - o primeiro brasileiro a subir o Monte Everest - numa escalada ao sul do Monte Aconcágua. Além de atender aos amantes dos esportes radicais sobre rodas, o espaço, localizado ao lado da rodoviária, conta também com uma quadra para hóquei sobre patins.

MATRIZ DE SANTA TEREZA
Praça Baltazar da Silveira - Várzea
A Matriz de Santa Teresa está localizada na Praça Baltazar da Silveira. Foram feitas obras de paisagismo e urbanização em 1913 pelo então prefeito Sebastião Teixeira. O local passou por diversas modificações, a última em l955, preservada até hoje. A Praça Baltazar da Silveira foi um dos núcleos principais do desenvolvimento de Teresópolis, local de onde se irradiaram manifestações políticas, culturais e sociais do município.
Em 1855, na Praça Provincial, depois Santa Teresa, atual Praça Baltazar da Silveira, iniciava-se a construção da capela da Várzea, sob o cargo de Santa Claudiana depois Santa Teresa D’Ávila, padroeira da Paróquia  e da cidade de Teresópolis. A construção da Matriz de Santa Teresa data da segunda metade do século XIX. Em 1927, a capela então existente foi demolida, por estar em péssimo estado de conservação e não mais comportar o grande número  de fiéis.
Iniciou-se então a construção da atual Matriz de Santa Teresa, sob a direção do Cônego Bento Humberto Guilherme Maussen. Nessa época, a missa e outros ofícios religiosos eram celebrados em residências particulares. Na década de 30, embora precariamente, os fiéis já podiam frequentar a nova Igreja de Santa Teresa.
Em 1939, o Cônego Bento Maussen faleceu. Seu corpo foi sepultado na igreja, atrás do altar-mor, sob lápide de mármore branco. No chão liso encontram-se inscrições com seu nome e as datas do seu nascimento e falecimento. A Matriz, em estilo gótico, possui belos vitrais de origem tcheca. Recentemente, o templo passou por reformas e pintura em sua fachada.

PALACETE GRANADO (SESC)
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
O Palacete fica localizado próximo aos Shopping Várzea e Teresópolis Shopping Center. O local foi construído para moradia do Sr. José Antônio Coxito Granado, imigrante português, que fundou e dirigiu, no Rio de Janeiro, a “Drogaria Granado”, além do primeiro laboratório de análises do Rio.
No princípio do século, o comendador José Granado descobriu Teresópolis, onde transformou a imensa área em uma chácara modelo, desenvolvendo a floricultura, pomicultura e, especialmente, vinhedos e plantas medicinais. Neste local, em 1913, foi construído o Palacete. Depois da morte do comendador, em 1935, funcionou, entre 1940 e 1976, o Colégio Teresa Cristina. Hoje em dia a construção serve de sede cultural do SESC, com biblioteca, espaço para artes plásticas, oficina de artes com aulas de pintura, desenho e artesanato, entre outros.
O Palacete, em estilo francês, é uma construção em pedra, cal e tijolos, coberta de telhas, assoalhado, com porão onde se encontram salas e uma cantina. Na parte superior da casa, uma grande varanda no lado direito. Atrás do prédio funciona uma moderna pousada, construída recentemente, com piscina e quadra de esportes, além de um teatro com capacidade para 247 pessoas sentadas.

BAIRRO DO QUEBRA  FRASCOS
O Quebra Frascos sempre foi considerado um dos bairros mais nobres e elegantes de Teresópolis, visitado, segundo alguns historiadores, até pela  Família Imperial. Sobre o seu curioso nome, existem duas hipóteses: a primeira é que aquele vale já era conhecido pelo seu excelente clima, próprio para pessoas doentes – em geral portadores de tuberculose - que precisavam de um ar puríssimo e de uma água de boa qualidade. Os visitantes, depois de alguns dias, sentiam-se tão bem, que acabavam por quebrar os frascos de remédios que traziam para tratamento de saúde. A outra versão conta que ingleses, que subiam a serra a convite de George March, levavam sempre garrafas de whisky em suas caminhadas e piqueniques. Os mais apressados em conhecer a região, acabavam tropeçando nas pedras e quebravam os frascos quando caíam.
No bairro estão situadas propriedades como o Hotel Pinheiros e as casas para retiro Sítio Assunção e o Seio de Abrahão.

ORQUIDÁRIO ARANDA
Estrada Francisco Smolka, s/nº - Quebra Frascos.
Tel.: (21) 2742-0628
SITE: www.aranda.com.br
O Orquidário Aranda está situado nas terras do bairro Quebra Fracos. O local tem uma densa vegetação, entre pinheiros, araucárias e cedros, próximo à sede do sítio. Possui uma área total de 8 mil metros quadrados,  quatro estufas, dentre elas, uma utilizada para o cruzamento das espécies e outra para laboratório de experiências de cruzamento.
Possui cerca de 36 mil  mudas, destacando-se a coleção composta de híbridos, e outras plantas importadas, num total de 500 espécies, aproximadamente. O laboratório foi criado com o objetivo principal de preservar as orquídeas brasileiras e estrangeiras, através de pesquisas e fecundações artificiais feitas em laboratório.
Com as espécies obtidas são realizados novos cruzamentos, objetivando melhorar a qualidade do produto para exportação. Este processo é longo e minucioso, indo da fecundação artificial à primeira floração, durando de oito a dez anos. Setenta por cento das plantas existentes são importadas ou adquiridas de colecionadores brasileiros.
Todas as espécies raras obtidas através destes cruzamentos são cadastradas em Londres. O laboratório da Aranda Plantas está entre um dos melhores do Brasil, e é considerado o maior orquidário comercial do País. Mensalmente é ministrado um curso para os interessados em aprender a cultivar esta linda e exótica flor.

CASCATA DO IMBUÍ
Rio Paquequer / Estrada Henrique F. Claussen, Posse - Sede.
Atrativo caracterizado por um grande platô rochoso, de onde se pode destacar três pequenas piscinas naturais, originadas do Rio Paquequer.  A cascata tem  aproximadamente 20 metros de altura, onde as águas, com forte intensidade, se precipitam em corredeiras. Seu volume é intenso durante o verão alterando-se de acordo com a incidência das chuvas. O local é muito úmido e a paisagem circundante é formada por mata fechada com árvores de médio e grande porte.
Junto ao atrativo, há forte presença de musgos e sua trilha de acesso apresenta-se florida,  com  destaque para as hortênsias.  A Cascata do Imbuí é de grande importância histórica, citada até em trechos de “O Guarani”, obra de José de Alencar. Recentemente foi construído no local um parapeito, com corrimão em toda a extensão da cascata, permitindo aos visitantes ótimos ângulos para fotos. Não é permitida a prática de banhos.

CIRCUITO TERE-FRI
A rodovia RJ-130, que liga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, ganhou um novo nome: Circuito Tere-Fri. São 68 quilômetros de lugares encantadores e aconchegantes circundados por áreas remanescentes de Mata Atlântica. No coração da Serra Verde Imperial, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, encontra-se o cenário ideal para passeios, aventuras, esportes e descobertas. 
O Circuito Turístico Tere-Fri oferece diversos atrativos para os visitantes, além de charmosos hotéis e pousadas. Uma das principais atrações do circuito, a Cachoeira dos Frades, com os seus dez metros de queda, é ideal para banhos, formando uma piscina natural de águas transparentes. Há ainda a Mulher de Pedra, com 2.400m de altitude. Sua denominação provém da semelhança com a silhueta de uma mulher deitada.
Em todo o percurso da estrada, o clima convida a passeios a cavalo e caminhadas em meio a belas paisagens, cercadas de muito verde e riachos de águas cristalinas. Já os adeptos de escaladas encontram no Circuito Tere-Fri algumas das vias mais altas do país, como no conjunto do Parque Estadual dos Três Picos, localizado em Salinas. À noite, o clima de montanha convida à uma lareira, saboreando uma taça de vinho ou um chocolate quente.

SOBRADO JOSÉ FRANCISCO LIPPI – Memória – Arte – Cultura 
Estrada Teresópolis – Friburgo, km 15 – Venda Nova.
Tel.: (21) 2644-7076
E-mail: sobradohistorico@yahoo.com.br
O Sobrado, que foi sede de uma antiga fazenda e sua arquitetura do século XIX, abriga acervo iconográfico e documentação histórica sobre a origem da localidade de Venda Nova, no 3º distrito de Teresópolis. No espaço também são comercializadas peças de artesanato e plantas ornamentais.

CAPRIL GENÈVE
Estrada Teresópolis-Friburgo, Km 16 - Venda Nova
Tel.: (21) 3643-6391 / 3643-6394
O Capril Genève foi construído em 1995, inspirado na arquitetura suíça e conta com um rebanho de 250 animais, sendo 70% de raça Saanen e 30% da raça Parda Alpina. A ordenha é mecânica, feita duas vezes por dia, e grande parte da alimentação dos animais é produzida na própria fazenda.
O Capril recebe visitantes e são acompanhados por um guia que mostra todas as etapas de fabricação do queijo e também detalhes da criação dos animais.

A Cidade de Teresópolis...




Área total: 770.507 km².

População estimada: 163.746 habitantes.

Altitude: 869 m (Centro da Cidade) / 924 m (Soberbo).

Clima: Tropical de altitude, com temperatura média de 17º C

Localização: 22º 24' 44'' (Sul) e 42º 57' 56'' (Norte)

Economia: Agricultura, Turismo e Indústria.

PIB: R$ 1.403.068.000,00.

Participação no PIB estadual: 0,58%.

(Fonte: dados do IBGE e Cederj 2006/2010)


No topo da Serra do Órgãos, a aproximadamente 924m de altitude, com lindas paisagens, esta localizado o Município de Teresópolis.


Cercada por Floresta de Mata Atlântica, tem em seu território a sede do Parque Nacional, o Parque Estadual dos 3 Picos e Parque Municipal Montanhas de Teresópolis.



A cidade tem sua economia voltada principalmente para o Turismo, Agricultura e Comercio de Bens e Serviços. Tendo ampla rede hoteleira, diversas opções gastronômicas e uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirinha de Teresópolis.



Sendo Teresópolis uma das cidades com maior altitude no Estado, é privilegiada pela visão do Dedo de Deus, detentora de grande riqueza natural, clima agradável e relevo propício, ganhou o título de “Capital do Montanhismo”.



A região serrana é ideal para a prática do Montanhismo. Logo, nada mais natural que Teresópolis seja o berço de Mozart Catão. O primeiro brasileiro a conquistar o cume do Monte Everest em 14 de Maio de 1995. O renomado montanhista Mozart Catão que junto com Alexandre de Oliveira, ambos teresopolitanos, fizeram sua ultima jornada na tentativa de conquistar a perigosíssima face sul do Monte Aconcágua em 1998.



Como também berço de José Teixeira Guimarães, cidadão renomado, que junto com quatro destemidos amigos, tentaram o que nenhum montanhista brasileiro ou estrangeiro haviam conseguido até então, escalar o Dedo de Deus. Desafio este feito por um montanhista estrangeiro, enquanto descia de sua ultima tentativa frustrada, afirmando que se ele não conseguiu faze-lo, nenhum brasileiro o conseguiria.



Sabendo disso, Teixeira e seu grupo, que não possuíam nenhuma experiência em escalada, manufaturaram seu próprio equipamento na oficina de José Teixeira, Ferreiro de profissão, e partiram para a aventura de suas vidas, que culminou com a conquista da montanha em 08 de Abril de 1902.



Mas escalar o Dedo de Deus não é a única atração para quem gosta de esportes em meio à natureza. A cidade possuí 3 Parques Naturais em seu território, além de locais lindos para caminhadas e belas cachoeiras fora dos Parques, como o Vale dos Frades por exemplo, local de extrema beleza, ótimo para passeios e onde se encontra a exuberante Cachoeira dos Frades.



    

Histórico da Cidade...  
   
 
A fazenda modelo de Sant’Ana do Paquequer, tendo sua sede onde atualmente encontra-se o Bairro do Alto, deu início ao primeiro povoado em meio ao trajeto que ligava a Corte à província das Gerais.


A região era vista pelos comerciantes das Minas Gerais como ponto estratégico devido à proximidade da rota para Petrópolis e Porto Estrela, na Baia de Guanabara. Mais tarde, com a construção de uma estrada para o Rio de Janeiro, começaram a chegar pessoas da capital para fixar residência no município.



Em 06 de Julho de 1891, o Governador Francisco Portela, através do Decreto nº280 instituiu o Município de Teresópolis, nome este em homenagem à Imperatriz Tereza Cristina.



A chegada da estrada de ferro em 19 de Setembro de 1908, deu início ao progresso da região, seu trajeto pela subindo a Serra dos Órgãos era uma verdadeira aventura. Em Março de 1957 o trem parou de circular e se utilizando o caminho pelo qual a estrada de fero passava, foi construída a Estrada Rio-Teresópolis, aberta em 1º de Agosto de 1959.


Mapa da Cidade...