A Cidade de Teresópolis...




Área total: 770.507 km².

População estimada: 163.746 habitantes.

Altitude: 869 m (Centro da Cidade) / 924 m (Soberbo).

Clima: Tropical de altitude, com temperatura média de 17º C

Localização: 22º 24' 44'' (Sul) e 42º 57' 56'' (Norte)

Economia: Agricultura, Turismo e Indústria.

PIB: R$ 1.403.068.000,00.

Participação no PIB estadual: 0,58%.

(Fonte: dados do IBGE e Cederj 2006/2010)


No topo da Serra do Órgãos, a aproximadamente 924m de altitude, com lindas paisagens, esta localizado o Município de Teresópolis.


Cercada por Floresta de Mata Atlântica, tem em seu território a sede do Parque Nacional, o Parque Estadual dos 3 Picos e Parque Municipal Montanhas de Teresópolis.



A cidade tem sua economia voltada principalmente para o Turismo, Agricultura e Comercio de Bens e Serviços. Tendo ampla rede hoteleira, diversas opções gastronômicas e uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirinha de Teresópolis.



Sendo Teresópolis uma das cidades com maior altitude no Estado, é privilegiada pela visão do Dedo de Deus, detentora de grande riqueza natural, clima agradável e relevo propício, ganhou o título de “Capital do Montanhismo”.



A região serrana é ideal para a prática do Montanhismo. Logo, nada mais natural que Teresópolis seja o berço de Mozart Catão. O primeiro brasileiro a conquistar o cume do Monte Everest em 14 de Maio de 1995. O renomado montanhista Mozart Catão que junto com Alexandre de Oliveira, ambos teresopolitanos, fizeram sua ultima jornada na tentativa de conquistar a perigosíssima face sul do Monte Aconcágua em 1998.



Como também berço de José Teixeira Guimarães, cidadão renomado, que junto com quatro destemidos amigos, tentaram o que nenhum montanhista brasileiro ou estrangeiro haviam conseguido até então, escalar o Dedo de Deus. Desafio este feito por um montanhista estrangeiro, enquanto descia de sua ultima tentativa frustrada, afirmando que se ele não conseguiu faze-lo, nenhum brasileiro o conseguiria.



Sabendo disso, Teixeira e seu grupo, que não possuíam nenhuma experiência em escalada, manufaturaram seu próprio equipamento na oficina de José Teixeira, Ferreiro de profissão, e partiram para a aventura de suas vidas, que culminou com a conquista da montanha em 08 de Abril de 1902.



Mas escalar o Dedo de Deus não é a única atração para quem gosta de esportes em meio à natureza. A cidade possuí 3 Parques Naturais em seu território, além de locais lindos para caminhadas e belas cachoeiras fora dos Parques, como o Vale dos Frades por exemplo, local de extrema beleza, ótimo para passeios e onde se encontra a exuberante Cachoeira dos Frades.



    

Histórico da Cidade...  
   
 
A fazenda modelo de Sant’Ana do Paquequer, tendo sua sede onde atualmente encontra-se o Bairro do Alto, deu início ao primeiro povoado em meio ao trajeto que ligava a Corte à província das Gerais.


A região era vista pelos comerciantes das Minas Gerais como ponto estratégico devido à proximidade da rota para Petrópolis e Porto Estrela, na Baia de Guanabara. Mais tarde, com a construção de uma estrada para o Rio de Janeiro, começaram a chegar pessoas da capital para fixar residência no município.



Em 06 de Julho de 1891, o Governador Francisco Portela, através do Decreto nº280 instituiu o Município de Teresópolis, nome este em homenagem à Imperatriz Tereza Cristina.



A chegada da estrada de ferro em 19 de Setembro de 1908, deu início ao progresso da região, seu trajeto pela subindo a Serra dos Órgãos era uma verdadeira aventura. Em Março de 1957 o trem parou de circular e se utilizando o caminho pelo qual a estrada de fero passava, foi construída a Estrada Rio-Teresópolis, aberta em 1º de Agosto de 1959.


Mapa da Cidade...