Arlei apresenta projeto de remodelação da Praça Olímpica e assina decreto de padronização dos táxis.

Subcomissões definem ações do poder público e da iniciativa privada

Teresópolis, 20 de janeiro de 2014 – O prefeito Arlei abriu o encontro semanal da Comissão Organizadora dos assuntos relacionados à preparação de Teresópolis para a Copa do Mundo de 2014, nesta segunda-feira, 20, apresentando o projeto de remodelação da Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. Também foram definidas subcomissões para concluir o levantamento de valores e determinar os prazos de execução de vários projetos elencados em reuniões anteriores. No final, foi assinado o decreto que estabelece a padronização da frota de táxi no município, assunto amplamente debatido na última reunião, ocorrida no dia 13 de janeiro.

Elaborada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas, a planta de reformulação da Praça Olímpica prevê uma repaginação total do espaço público, com novo piso, sistema de drenagem, tratamento paisagístico e academia ao ar livre, entre outras melhorias. O projeto foi elogiado pelos integrantes da comissão.

“A licitação sai essa semana, e quem fizer o menor preço vai executar a obra. O prazo de execução é de 120 dias, a partir da licitação concluída, com recursos próprios da Prefeitura”, explicou o prefeito Arlei, destacando a importância da parceria entre poder público e a iniciativa privada no planejamento e execução das ações de melhorias urbanísticas da cidade.

Contando com o vice-prefeito Márcio Catão, que preside a Comissão, o encontro reuniu os secretários municipais Henrique Carregal (Turismo), Geraldo Carvalho (Fazenda), Marcos Antonio da Luz (Segurança) e Carlos Antonio Lopes Oliveira (Fiscalização de Obras). Da iniciativa privada, marcaram presença o empresário Marco Freitas – vice-presidente da Comissão, bem como o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Leonardo Carvalho; o presidente, o diretor de Turismo e a gerente executiva da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Rogério Pereira, Vinicius Claussen e Mônica Blando, respectivamente; e o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis), Igor Edelstein de Oliveira. Também acompanharam o encontro os secretários municipais José Carlos Cunha (Governo) e Lucas Bonifácio (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), e o subsecretário de Serviços Públicos, Luiz Eduardo Braga, além do vereador Dr. Carlão.

Subcomissões

Durante a reunião, foram definidas subcomissões, coordenadas pelo vice-prefeito Márcio Catão e o empresário Marco Freitas, para concluir o levantamento de valores e determinar os prazos de execução de vários projetos. Entre eles, os de remodelação de seis pontos de ônibus no trecho entre o Soberbo e a Praça Nilo Peçanha, no Alto; a reforma de banheiros públicos do Centro de Informações Turísticas, no Soberbo, e das praças Higino da Silveira – no Alto, Baltasar da Silveira e Olímpica Luís de Camões – na Várzea, bem como da Rodoviária – no Centro. As ações incluem ainda a demolição de uma ruína em terreno vizinho à sede da Secretaria de Turismo, no Soberbo, bem como a pintura de sinalização horizontal e vertical na cidade.

“Partimos para o pontapé das soluções e o equilíbrio desse nosso projeto. Essa reunião com a presença do prefeito Arlei foi muito importante para que ele pudesse enumerar todos esses fatores. Tudo será elencado até esta quinta-feira, quando vamos determinar quem serão nossos parceiros fiéis e em que áreas realmente o poder público vai participar. Todo esse processo só será viável desta forma, iniciativa privada com poder público”, pontuou o vice-prefeito Márcio Catão.

"Passeio Único"

A primeira etapa do projeto Passeio Único, elaborado pelas entidades empresariais da cidade, e que visa a restauração e embelezamento de cinco quarteirões principais do centro comercial do município, voltou à pauta. Baseado em exemplos de cidades turísticas que são referência nacional, como Gramado, no Rio Grande do Sul, e Blumenau, em Santa Catarina, a iniciativa traz sugestões de pisos, lixeiras e cabines telefônicas, entre outros mobiliários, visando à integração da paisagem urbana.

“Esta semana teremos uma reunião com as construtoras da cidade, que vão entrar em parceria cedendo mão de obra. A Prefeitura já está fazendo a cotação de piso intertravado e meio-fio, essa vai ser a contrapartida do poder público. O empresariado vai entrar com a mão de obra, mobiliário urbano e projeto de paisagismo. Esperamos que até o final de fevereiro tenha início o primeiro trecho, entre a Padaria Império e o Banco do Brasil, os dois lados do corredor visual da Avenida Delfim Moreira”, informou o diretor de Turismo da Aciat, Vinicius Claussen, acrescentando que o projeto prevê uma série de melhorias, inclusive com a recuperação das calçadas, de acordo com as normas de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Padronização dos táxis

Encerrada a reunião da Comissão Organizadora, o prefeito Arlei assinou a minuta do decreto municipal que fixa a cor branca para todos os veículos de transporte de passageiros em táxi no município. A adoção da padronização tem a proposta de facilitar a identificação dos veículos pelos usuários, especialmente pelos turistas, agilizando o combate ao exercício da atividade de forma clandestina e irregular.

Pelo decreto, que será publicado em Diário Oficial, a partir de fevereiro os veículos de táxi de novas permissões, transferências de titularidade de permissão e troca de veículos deverão ser da cor branca.

Acompanharam a assinatura o vice-prefeito Márcio Catão, o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, e o presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresópolis, Onofre Corrêa. Também estiveram presentes os vereadores Dr. Carlão, Dr. Habib e Dedê da Barra.

Fotos – crédito para Jeferson Hermida.
 
Prefeito Arlei apresenta o projeto de remodelação da Praça Olímpica Luís de Camões à comissão que prepara a cidade para melhor atender a demanda turística no período da Copa do Mundo
 
Prefeito Arlei assina o decreto municipal de padronização dos táxis do município, acompanhado pelo secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Onofre Correa, o vice-prefeito Márcio Catão e o vereador Dr. Habib
 
Poder público e iniciativa privada unidos na Comissão Organizadora que prepara a cidade para melhor atender a demanda turística durante a preparação técnica da Seleção Brasileira em Teresópolis para a Copa do Mundo