Coordenador Estadual de Regionalização do Turismo visita Teresópolis

Em 20 de junho, o Coordenador de Regionalização do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, José Francisco Baldino Filho, passou o dia em Teresópolis com o objetivo de “conhecer mais de perto” os projetos e demandas, propondo a criação de um canal direto entre o Estado e o Município no apoio a captação de recursos para a cidade. O subsecretário de Turismo Eduardo Mielke, a Coordenadora de Ações de Turismo Helena Sobreira e o Presidente do Conselho de Turismo Leonardo Carvalho o recebeu na Sede da SECTUR.
Na ocasião foi discutida a elaboração do Plano Municipal de Turismo, enfatizando o papel e das instâncias de governança, em todas as esferas, na participação do planejamento e aprovação das políticas públicas de turismo, definidas através de programas, projetos e recursos direcionados a eles.
Foi lembrado também que todos os recursos pleiteados através do SICONV (Sistema de Convênios do Governo), por entidades públicas, privadas e de classe devem ter seus projetos aprovados por essas instâncias de governança, a começar pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) que vem se reestruturando e se fortalecendo desde 2011. Como resultado Teresópolis será piloto de uma série de iniciativas como pro exemplo a inclusão de todos os principais equipamentos turísticos dentro do CADASTUR. Este processo é vital para melhorar a captação de recursos públicos federais ao Município de Teresópolis