Festival de Artes de Teresópolis é sucesso total



Galeria de Fotos Encerrou neste domingo - 09, a segunda edição do Festival de Artes de Teresópolis, uma parceria bem sucedida entre a CEG e a Prefeitura Municipal, tendo como produtora a ÁguaGrande. Foram 12 dias de música, teatro, artes plásticas, literatura e oficinas espalhadas pela FESO Pro Arte, Escolas Municipais, Casa da Cultura e, principalmente, a Praça Higino da Silveira, Praça da Feirinha do Alto. Realizado pela Secretaria de Turismo, através do Núcleo de Eventos, o festival teve o auxílio das secretarias de Educação, Segurança, Serviços Públicos, Cultura, além da Assessoria de Comunicação.
O público lotou quase todos os espetáculos e oficinas em uma prova clara de que existem demandas artístico/turísticas a serem preenchidas. Os turistas ficaram maravilhados e os teresopolitanos aprovaram o Festival, aplaudindo os espetáculos e participando das oficinas. As crianças ocuparam a praça para aprender a confeccionar brinquedos reciclados e se divertir com os números circenses que ocupavam o palco da tenda principal, enquanto os adultos se deleitavam com os produtos expostos pelos feirantes. O êxito foi tamanho que os próprios expositores extraíram um documento com mais de 500 assinaturas, solicitando do Prefeito Arlei, que se faça um evento deste porte a cada mês.
Artistas de renome e talentos locais tiveram oportunidade de apresentar seus trabalhos em praça pública, tendo sempre um público interessado e participativo a aplaudi-los. Jornais de alcance nacional como “O Globo” e “O Dia”, além da “TV Globo” e sua afiliada “Inter TV” divulgaram o festival em larga escala, ao mesmo tempo em que a imprensa local noticiava o evento no município. O Prefeito Arlei comemorou a retomada da auto-estima do povo teresopolitano através do turismo cultural: “São eventos como este que vão mudando a cara do município. Estamos vivendo um bom momento, Teresópolis vem se desenvolvendo e o Turismo avança em consonância com este desenvolvimento, oferecendo aos cidadãos daqui e aos turistas que nos visitam, momentos de lazer e arte em plena praça pública. Isso tudo sem onerar em um centavo os cofres municipais.” Já o Secretário de Turismo, Henrique Carregal enalteceu o sucesso do Festival pelas vias de uma parceria bem construída: “Quando soubemos que o festival teria sua edição deste ano realizada em praça pública, não medimos esforços no sentido de oferecer a logística necessária para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Assim foi feito e a conseqüência foi o êxito pleno do evento.” O Subsecretário de Turismo e responsável pelo Núcleo de Eventos, Ronaldo Fialho, assinalou a importância de se contemplar toda a cadeia criativa do município: “É bom lembrar que festivais como esse, utilizam os serviços de profissionais locais desde a carpintaria, a segurança, o eletricista, os agentes culturais, entre outros, até chegar ao artista, ponta de lança de toda essa cadeia. Dos 33 contratados, 17 foram contratações de mão de obra local, isso demonstra o zelo dos organizadores com o pessoal da cidade.”
Satisfeita com os resultados, a direção da CEG, patrocinadora do Festival, já aponta para a nova edição no ano que vem, ampliada e ainda mais lúdica. É esperar para ver.