Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis recebe melhorias

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem realizando uma série de melhorias na sede administrativa do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em Santa Rita, no 2° Distrito. Colocação de placas indicativas dos atrativos, instalação de tela de proteção em torno da pequena quadra esportiva localizada na área de lazer e recuperação do traçado dos 890 metros de extensão da Trilha do Jacu são algumas das intervenções realizadas com recursos de compensação ambiental.  
 
A sede de Santa Rita do Parque Municipal ocupa uma área de 42 hectares e foi adquirida pela Prefeitura no final de 2012, com recursos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental. Atingido pelo temporal de janeiro de 2011, o local estava seriamente danificado, com ponte de acesso derrubada e rio assoreado. Aos poucos a área vem recebendo benfeitorias e hoje já dispõe de estrutura adequada para melhor atender os visitantes”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.
 
Com uma mata exuberante, rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica, a unidade de conservação é utilizada pelos alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina para a realização de projetos de educação ambiental. Resultado de parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, o espaço é disponibilizado para as atividades do Programa Mais Educação.
 
“Ao chegarmos aqui nos deparamos com esse espaço maravilhoso, rico em fauna e flora. Então, incluímos o cuidado com o meio ambiente nas oficinas do Programa Mais Educação. Também nos inscrevemos no Circuito de Educação Ambiental do Mais Educação, com gincanas e outras atividades, que serão realizadas no Parque Municipal”, conta a professora Maria Helena Monteiro, coordenadora do Programa na Escola Fazenda Alpina.
 
De acordo com Raimundo Lopes, assessor especial da Secretaria de Meio Ambiente, outras melhorias estão sendo planejadas para o Núcleo Santa Rita do Parque Municipal. A ideia é que as novidades estejam disponíveis em julho, quando serão comemorados os cinco anos de criação do parque.
 
“Hoje estamos aptos a receber os visitantes, mas esperamos consolidar essa estrutura administrativa e de visitação até o quinto aniversário do Parque Municipal, em julho. Considerada leve, ideal para crianças e pessoas idosas, a Trilha do Jacu tem possibilidade de abrir novas trilhas, com grau de dificuldade maior e probabilidade de vista panorâmica, além de área de descanso e um poço para o visitante se refrescar com um banho. Também há planejamento para se ter um lago, com vista melhor do local. A ideia é que os visitantes se sintam ludicamente atraídos pelo lugar, com a percepção de estar num ambiente natural com o mínimo de conforto”, assinala Raimundo Lopes.
 
O Parque
Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por município, no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado pela Prefeitura no dia 6 de julho de 2009. Ocupa uma área de 4.397 hectares e abrange parte dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, na cidade, Santa Rita e Ponte Nova, no interior.  Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.
 
Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.
 O Parque ainda não possui o seu plano de manejo e, portanto, não definiu o seu zoneamento. Entretanto, pela prática administrativa, está dividido em três núcleos distintos.
 
Com acesso pelo bairro Salaco, o Núcleo da Pedra da Tartaruga possui trilhas sinalizadas, área para a prática de montanhismo e de acampamento. Os visitantes  podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.
 
O Núcleo Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha. O acesso se dá pela Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia), na altura do km 74, em frente à Estação de Tratamento de Água da Cedae; entra-se na Estrada de Santa Rita e segue por cerca de 8 quilômetros até a sede administrativa.
 
Já o Núcleo Ponte Nova não é aberto à visitação. É a área mais preservada do parque, com remanescentes florestais em estágio avançado de preservação, com pouca ação antrópica e atividade econômica no entorno onde predomina a agricultura orgânica.
 
Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, de 9h às 16h. O telefone para informações é o (21) 2741-2234. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br.