Teresópolis se prepara para receber Copa Rio de Janeiro de Ciclismo

Reunião entre secretários municipais e membros da FECIERJ
Representantes da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj) e do Instituto Faça Esporte e Cultura estiveram na Prefeitura nesta  quinta-feira, 27, para acertarem detalhes do evento Copa Rio de Janeiro de Ciclismo. A prova, que acontece pela primeira vez em Teresópolis, está prevista para o dia 13 de abril, com a participação de 300 atletas aproximadamente. 
O encontro reuniu os secretários de Governo, Leonardo Vasconcellos, de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, de Turismo, Ronaldo Fialho, e de Administração, José Carlos Cunha. A Procuradora do Município, Rosilda Barbosa, também participou da reunião. 
A Copa Rio faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e é uma das disputas mais importantes do calendário esportivo.  O circuito pontua para o ranking nacional do 1º ao 15º lugares de cada categoria. Também é considerado um dos principais caminhos para a classificação de equipes para o Tour do Rio, maior evento de ciclismo da América Latina, e que inclui Teresópolis no percurso pelo quarto ano consecutivo.  

Para o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, o momento é bastante propício para os eventos esportivos. “Teresópolis está em evidência com a Copa do Mundo e a inauguração do Centro de Treinamento da CBF, além do jogo Amigos do Bebeto, que aconteceu na última semana. Agora teremos esses dois grandes eventos ciclísticos na cidade. Tudo isso é importante para o município que, além de ganhar visibilidade nacional e internacional, incentiva à prática do esporte pelos nossos jovens”, comentou Carlinhos. 
Segundo o secretario de Turismo, Ronaldo Fialho, os eventos movimentam a economia e o turismo da cidade. “Na verdade, toda a cidade ganha muito com esses eventos. O turismo e a agricultura são as vocações mais fortes que a cidade apresenta e isto tem que ser evidenciado na prática. Hoje o turismo esportivo está em alta, e Teresópolis vem sendo contemplada de várias formas. Além de estabelecer um ciclo de crescimento para  a economia, o município ganha uma identidade ainda mais saudável”, argumentou o secretário.   
O produtor executivo do Instituto Faça, Leo Périco, ressaltou a boa parceria entre a organização dos eventos e a Prefeitura de Teresópolis. “Em função da boa parceria que, há três anos, mantemos com a Prefeitura, sempre disposta a ajudar inclusive com hospedagem e alimentação, decidimos contar mais uma vez com o apoio dessa casa e o caloroso acolhimento com que a população recebe os atletas”, disse. 
De acordo com o vice-presidente da Fecierj, Arhtur Castro, Teresópolis foi escolhida pelos seus atrativos turísticos naturais e ótima estrutura para atender os atletas locais.  “Queríamos fazer uma prova de circuito dentro da Região Serrana para atender os atletas daqui que sempre estão viajando para participar de competições em outros lugares. E como a cidade já acolhe, muito bem, o Tour do Rio, resolvemos trazer para Teresópolis mais uma importante etapa do esporte nacional”, explicou Arthur. 
Com largada e chegada no pátio da Prefeitura, o evento terá inicio às  8h do dia 13, com circuito pela Reta. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e todos que completarem a prova serão agraciados com medalhas de participação. 
Mais informações sobre a Copa Rio de Janeiro de Ciclismo podem ser obtidas através do site www.fecierj.org.br.